sábado, 25 de dezembro de 2010

Medindo o IMC e traçando metas

Tive que encarar a medida do IMC, claro. Toda hora um gordinho que quer emagrecer passa por isso. Dei uma busca no Google e achei um site confiável. Li atentamente as instruções:

IMC é uma sigla utilizada para Índice de Massa Corporal. O Índice de Massa Corporal é uma medida utilizada para medir a obesidade adotada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). É o padrão internacional para avaliar o grau de obesidade.

Depois, a tabela me orientou sobre como entender o resultado da conta que ainda não tinha feito:
Abaixo de 17 Muito abaixo do peso
Entre 17 e 18,49 Abaixo do peso
Entre 18,5 e 24,99 Peso normal
Entre 25 e 29,99 Acima do peso
Entre 30 e 34,99 Obesidade I
Entre 35 e 39,99 Obesidade II (severa)
Acima de 40 Obesidade III (mórbida)

Hora de calcular o "tal" IMC. No site, coloque meu peso e altura. Já esperei pelo pior. 35,91  - Obesidade - grau II. NUNCA tinha mensado que poderia chegar a esse ponto. Mesmo que o número tenha sido perto do grau I, isso não estava certo.

Chorei. Segurei a respiração por alguns minutos tentando me controlar rapidamente. As lágrimas não paravam de cair. Tudo que eu queria era me livrar daquilo. Por alguns minutos, me senti tão, mas tão pesada, que tudo começou a doer, braços, pernas, pescoço. A cabeça pesava tanto, que tive que me deitar por alguns minutos.

Pronto. Estou melhor. Mais confiante e pronta para encarar a verdade: eu teria que emagrecer e lembrar-me todos os dias desse resultado para nunca mais engordar novamente. Tentei encontrar meu peso ideal. Mais uma busca na internet ("googei": como saber meu peso ideal). Lá coloquei feminino, minha altura e respondi a 2 perguntas. E alí estava o resultado: 66kg e 68kg brilhando na minha tela, martelando na minha mente. 66, 66, 66, 66. São 39 quilos de diferença. 39 QUILOS! É praticamente uma pessoa inteira. É mais do que 1/3 de mim.

Senti meus pés firmarem no chão e o medo se tornou raiva. Tudo o que eu queria era me sentir melhor, mas me culpava por tudo.

Eu vou mudar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário